top of page
  • Spotify ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS NATURAIS

  • Foto do escritor: Erotes Online
    Erotes Online
  • 2 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de jun. de 2020




TABELINHA

Trata-se de uma tabela baseada no ciclo menstrual, cujo tempo pode mudar de mulher para mulher e também de ciclo para ciclo, variando e ter 21 e 35 dias. A tabelinha é feita com base em um calendário, no qual a mulher anota dados como os dias em que está menstruada, o período fértil e o período seguro para ter relações sexuais. Consiste em prever, através de um calculo aproximado, os dias férteis ,ou seja, os dias em que o organismo feminino está preparado para a fecundação e possível gravidez. O período fértil corresponde a cerca de 3 dias antes e 3 dias depois da ovulação ( quando um óvulo é liberado de um dos ovários e fica posicionado na trompa à espera do espermatozóide para fecundá-lo).Se o ciclo menstrual da mulher for regular ( em média de 28 dias), a ovulação acontece aproximadamente do décimo quarto dia antes da próxima menstruação. Nos três dias anteriores e nos três posteriores, incluindo o próprio dia da ovulação, portanto, ela deve evitar a relação sexual.


A TABELINHA NÃO PROTEGE CONTRA AS DST pelo seu baixo nível de segurança, que pode variar por diversas razões já que a mulher pode errar facilmente o cálculo e engravidar.


COITO INTERROMPIDO

Consiste na interrupção da penetração momentos antes da ejaculação. É preciso retirar todo o pênis de dentro da vagina e não deixar que o esperma fique muito próximo à entrada vaginal, pois no período fértil todo o corpo da mulher está preparado para receber e manter vivos os espermatozóides, incluindo temperatura e muco vaginal. Esse método exige muito autocontrole por parte do homem. Quando utilizado por muito tempo, pode trazer problemas sexuais para o casal, como ejaculação precoce e no homem e dor durante o coito para as mulheres.

Este método não protege contra as DST’s pelo seu baixo nível de eficácia que depende do homem e também por existir a possibilidade de serem eliminados espermatozóides suficientes para uma gestação.


MÉTODO DO MUCO CERVICAL

Consiste na avaliação do muco cervical produzido continuamente pelo colo uterino. Todos os dias, pois do final da menstruação, a mulher deve se autoexaminar introduzindo dois depois na vagina para avaliar seu muco cervical. Quando houver um aumento na quantidade e na elasticidade ( ficar mais pegajoso), a ovulação está próxima. Após alguns dias, essa modificação desaparece, mostrando que a fase fértil da mulher já foi embora, podendo então manter relações sexuais sem o risco de uma gravidez.

Esse método não protege contra as DST’s pelo seu baixo nível de eficácia, pois requer uma disciplina muito grande do casal e qualquer corrimento vaginal pode alterar a avaliação do muco cervical.

Comments


bottom of page